• áreas de atuação
  • sócios
  • artigos
  • clientes
  • contato

Call us toll free 0800 1800 900

Find us on Map
ftrcoaching@ftrcoaching.com
Login

Login
ftrcoaching.com ftrcoaching.com
  • áreas de atuação
  • sócios
  • artigos
  • clientes
  • contato

alguns clientes

Mude alguns hábitos e garanta seu novo ano

Todo ano é assim, somos convidados a, quer seja por força do calendário ou pelos comerciais de televisão, fazer copo meio meioum inventário do que fizemos versus o que vem pela frente. Mas fora a conta dos presentes, da comida e da confraternização, o rito de passagem de um ano para outro é mais do que um ilusório momento de transição, quer ver?

Muito embora a noção de Ano Velho e Ano Novo permaneça em nossa cultura, o que passou nos pertence, não vai embora. Faz parte do nosso repertório de aprendizados. Então não pode ser encarado como coisa velha, mas coisa que se transforma a partir do conhecimento e da atitude. Serve como sinalizador do que queremos mudar a partir deste conhecimento. Então liste as coisas das quais você apreciaria transformar ou se desfazer. Pode ser deste aquela mesa de cabeceira antiga e que não lhe diz mais nada até uma atitude nova frente a um colega de trabalho.

Sem desprezar o que aprendemos, podemos investir em atitudes novas também. Sugeri listar os objetivos, mas uma lista quilométrica não será produtiva – essas normalmente nem arrancam nos primeiros dias do ano novo. Comece escolhendo um objetivo só. Que tal, por exemplo, começar pelo exercício do copo meio cheio? Chega de depreciar bons momentos ou acreditar que quando uma coisa tem que dar errado, vai dar errado sempre. Atitudes negativas nada têm a ver com visão crítica ou visão realística. Atitude negativa é mau hábito e pode ser mudada. Estamos falando de uma postura destrutiva e inibitória das boas práticas. Quem só consegue ver o problema e se lamentar, acaba se tornando uma pessoa sem influência entre os pares no trabalho e um chato dentro de casa. Quando vemos as coisas boas acontecendo ao nosso redor, o ambiente muda e é possível ver mais de uma alternativa para o problema. Quem age desta forma, não precisa pedir ajuda, a ajuda sempre aparece.

Comece então a exercitar seu copo meio cheio e anote os triunfos. Toda vez que você se pegar em uma atitude positiva, ANOTE! Escrever é compromisso e ajuda na mudança de um hábito. A sensação de não estar parado em torno do mesmo “ano velho” é indescritível, acredite.

Parece fácil dizer “mude algumas coisas e sorria mais aos outros que vai dar tudo certo”. Mas no fundo é isso mesmo, adoramos academizar as coisas e torná-las tão mais difíceis a ponto de justificar o nosso imobilismo. Vamos dar o primeiro passo na direção oposta disso?

Coach e executivo da área da saúdeTexto de autoria de Daniel C. Souza, executivo da área da saúde, com especialização em coaching e um dos fundadores da FTR Desenvolvendo Pessoas.

Tags: 2014ano novocoachingmotivaçãomotivação para a açãoreflexõesUm objetivo de cada vez
0
Share

Deixe um comentário

Contribua com suas impressões
Cancelar comentário

Testimonials Widget

  • “Tive ‘alta’ do coaching. Não consegui expressar para o João o quanto o trabalho dele aliado à sua imensa sensibilidade foram fundamentais no meu processo de auto conhecimento. Vou sentir falta das nossas conversas estimulantes, mas agora eu vou caminhar sozinha! Estou muito feliz! João, obrigada!!”

    Ana Cristina Faria
    Educadora física
  • “Iniciamos um trabalho de desenvolvimento interno de alguns executivos da empresa através de um programa de coaching direcionado para temas objetivamente definidos. Encantada com o profissionalismo, condução, metodologia e transparência durante todo processo. Postura frequente da FTR de parceria, reflexões conjuntas e aprendizado.”

    Tatiana Sartori
    Diretora de RH, Daiichi Sankyo Brasil
  • “O coaching me ajudou muito a entender como desenvolver estratégias para atingir meus objetivos profissionais e os perfis de clientes que me interessam, e como distinguir melhor onde vale (ou não) a pena focar e investir de acordo com minhas metas num determinado momento”.

    André Fonseca
    consultor em gestão cultural
  • “Jamais poderia imaginar que o nível de desenvolvimento seria tão profundo. Eu realmente esperava algo bastante sólido, mas não ao ponto de não apenas me guiar para ser uma melhor profissional, desenhar o meu plano de carreira e como conquista-lo, como também influenciou a minha vida pessoal, o encontro do equilibrio e a capacidade de entender melhor minhas ações e reações. O trabalho no âmbito profissional afetou positivamente minha vida pessoal e vice versa, o crescimento foi aparente para todos e as conquistas estão apenas começando.

    Recomendo para todos! É uma viagem difícil, delicada, mas extremamente recompensadora. Muito obrigada, Helena Coelho, pela paciência e pela parceria!

    Karla Ker-Gouvêa
    Sales Manager Europe & USA - Nickel
  • “Sempre quis ter a experiência de um projeto de coaching para mim e, sobretudo, para o desenvolvimento da equipe de líderes que eu coordenava. Pude vivenciar durante um ano um processo que foi bastante desafiador, porque objetivava a melhoria do desempenho do grupo, individualmente e como equipe.

    Toda mudança para ser efetiva precisa começar pelo desejo de crescimento que é inteiramente pessoal. Quando essa proposta se dá em um ambiente corporativo, o profissional contratado para conduzir o processo tem um papel fundamental. O sucesso da empreitada depende da construção de um relacionamento de confiança entre coach e cliente, entretanto a escolha do coach não parte de cada um.

    A atuação do John Cymbaum foi determinante nesse contexto, em nosso caminho e para mim, profissionalmente e pessoalmente. Quando assumo projetos com novos profissionais, sempre procuro realizar um processo de coaching com a equipe, porque pude experenciar quão rico é o processo de crescimento que um projeto como este possibilita.”

    Miriam Blom
    Gestora de Projetos a para a CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – da Planisa – Planejamento e Organização de Instituições de Saúde
  • “Há dois anos iniciei um processo de coaching com o João Carlos Ferreira. A princípio eu imaginava tratar-se apenas de algumas técnicas de gerenciamento de competências e pessoas e fui positivamente surpreendida.

    O trabalho desenvolvido, além de me ajudar a lidar com algumas questões práticas do dia a dia da função que eu desempenhava, levou-me a um intenso e profundo processo de autoconhecimento sobre as minhas escolhas profissionais e como isso reverberava na minha vida pessoal, ambiente familiar e social. Recomendo a experiência! Permita-se ir além. Muito obrigada João pela parceria e pelo caminho traçado juntos.”

    Ana Lúcia Keunecke
    Diretora Jurídica da Artemis
  • “Como meu Executive Coach, tive o privilégio de ter o suporte pessoal do Daniel, fundamental para mim no momento que precisava me recolocar no mercado. Em um processo interativo e personalizado, pude potencializar algumas habilidades e competências, e também, reduzir preocupações desnecessárias que eu estava vivenciando.

    Compromisso, confiança e foco nos objetivos, são as principais lembranças que sempre vou ter desse excelente profissional que é o Daniel Souza.”

    Gilmar Suisso
    Gerente de Vendas EMS Hospitalar
tags

nuvem

coaching comportamento carreira coaching executivo network motivação finanças pessoais Recursos Humanos reflexão gestão de carreira gestão facebook liderança psicologia comportamental john cymbaum

compartilhe
© 2018 · FTR
contato@ftrcoaching.com